quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fazenda Modelo, de Chico Buarque

Apesar das muitas críticas em relação ao Chico Buarque enquanto escritor, eu li apenas Fazenda Modelo e Leite Derramado, a minha única crítica é eu nao ter o conhecido pessoalmente. Aqui vai uma breve análise de Fazenda Modelo.

Francisco Buarque de Hollanda mais conhecido como Chico Buarque, é um músico,dramaturgo e escritor brasileiro.

Contexto Histórico
Transição entre o governo Médici para o governo de Geisel.Apesar de contar com os mecanismos de repressão, Geisel e Golbery desenvolve um projeto de abertura gradativa, em uma espécie de “acordo tácito”, que representaria uma volta ao Estado de Direito.Pretendia realizar a reconstitucionalização do regime, mas não exatamente a redemocratização do país.
Discurso Político em Fazenda Modelo

 A apreensão da realidade que encontra eco em Fazenda Modelo, afinal, é sistematizada e cognitiva; a humanização dos animais, por exemplo, é um artifício alegórico e como tal não deve ser prontamente relacionado ao não-cognitivo, já que provoca a articulação crítica entre o imaginário e o empírico.

O quadro imaginário apresentado em Fazenda Modelo pode ser chamado de distópico. Configura, afinal, um mundo onde as ordens vigentes buscam o próprio benefício e o fim dos conflitos sociais, por meio da extirpação da liberdade popular.Tal leitura da alegoria de Fazenda Modelo é natural. O título do romance já é bastante sugestivo: a fazenda é chamada de “Modelo” tanto por ser dissimuladamente apresentada como ideal, um exemplo a ser seguido por qualquer pecuarista, quanto por alegoricamente representar, em uma escala menor, o regime ditatorial e o cerceamento do indivíduo contemporâneos à escritura.





Um comentário:

  1. "-(...) e no fim,o nosso bom boi Julião, substituiu os bois e o pasto pela soja que é um investimento mais seguro e sem riscos."
    Frase final de "A Fazenda Modelo"

    ResponderExcluir